Memória, História & Patrimônio

A construção de dois pavimentos do Cortiço Carioca é o principal atrativo da rua, com a elegância do seu traçado lusitano e imponentes espaços internos chama a atenção de quem passa por ali.

A área foi reformada de acordo com a planta original de 1915 e hoje, no primeiro pavimento tem um restaurante com ambiente interno para 60 lugares, e outro espaço aberto, muito charmoso para 40.

Na parte de cima, chamado de Cortiço UP, funciona salão de eventos para 150 pessoas com acústica apropriada, bar, som e iluminação de última geração. Na área externa, o complexo apresenta um novo espaço para locação de 10 e 15 lugares e salas comerciais.

Um pouco da história

Construído em 1907, pela família do português Manoel Gomes, comerciante da cidade, o espaço possuía originalmente 22 moradias nos fundos e uma edificação comercial na frente composto de um frigorífico que funcionou por 35 anos, até a década de 90. Com o falecimento dos familiares, o complexo foi adquirido pela Haylu Imóveis em 2009. A reconstrução do cortiço começou em 2011 e hoje se vê o resultado de mais de 400 caçambas de entulhos retiradas, após o início da obra, readequando as 22 habitações originais.

Na fachada e parte interna, as cores originais foram aplicadas em toda área, indicadas pela Secretaria Municipal de Patrimônio do Rio de Janeiro. A arquitetura, incluindo o arco nas proximidades da escada, também foram preservadas. A área tem 13,70 metros de largura, 48,20 de comprimento e 13,50 de fundos do terreno. Como destaque, a equipe que trabalha no local teve o cuidado de reaproveitar as madeiras de material proveniente dos 150 metros quadrados de pinho de Riga do imóvel.

Redescobrir e reeditar história da Lapa através do Cortiço Carioca é ato de resistência. O complexo está em perfeita sintonia com os novos tempos. A rua Joaquim Silva não é diferente. O contraste é que mais chama a atenção. O local é rico de cultura, diversidade e a tradicional boemia carioca.

Comentários

© 2020 All rights reserved

Visit Us On InstagramVisit Us On Facebook